sexta-feira, 3 de maio de 2019

5 Motivos pelos quais não devemos fazer dieta no início do ano.

Acontece todos os anos. Nas resoluções de Ano Novo, um dos pontos é invariavelmente emagrecer/fazer dieta (o que não aconteceria se tivéssemos seguido – eu incluída – as minhas dicas para evitar engordar durante as festas).
No entanto, será que fazer dieta em Janeiro (ou em qualquer outra altura do ano) é boa ideia?
Há casos em que, por motivos de saúde (colesterol ou outros valores elevados) ou de peso elevado (com riscos para a saúde ou articulações) o ideal é efetivamente fazer dieta – sempre aconselhada por uma nutricionista – na maioria dos casos em que nos incluímos, em que o que pretendemos é emagrecer dois ou três quilos que engordamos nas festas ou desintoxicar o corpo de todos os doces e fritos que
enfardamos comemos no Natal, então provavelmente uma dieta rigorosa não é a melhor solução.

Vantagens de fazer dieta

Perder peso rapidamente. É verdade, as dietas intensivas fazem com que percamos aqueles quilos que apareceram não sabemos de onde (talvez das 6375 rabanadas e 45 travessas de leite creme quentinho com canela…).
Ego e autoestima elevados. A perda de peso rápida aumenta a nossa autoestima e faz-nos sentir no nosso melhor. Além disso, é a concretização de um dos primeiros objetivos para o novo ano, algo que pode aumentar a motivação para o manter e alcançar os restantes.

Porque não fazer dieta após o Natal

Recuperação do peso após a dieta terminar. Sejamos sinceras, ninguém consegue manter uma dieta para sempre. E o perigo das dietas intensivas é que após terminarem, há uma tendência para engordar tudo outra vez.
Alterações do humor. Yep, o nosso humor vai mudar…. e muito! Vamos começar a ser mais respondonas, chatas e implicativas com toda a gente que não esteja a fazer dieta.
Difícil de gerir. Principalmente quando se mora com outras pessoas que não estão a fazer dieta, seja pais, irmãos, namorado, marido, amigos… Uma coisa é o casal estar a fazer dieta em conjunto, outra coisa é ver o nosso marido a comer um bife à portuguesa e nós com uma mini posta de salmão grelhado com batata cozida. É também difícil de gerir quando não se tem tempo de ir a casa almoçar, muitas vezes não há opções “diet” nos estabelecimentos onde trabalhamos.
Dificulta a vida social. Já deram por vocês a não ir a um jantar, aniversário, etc. porque não queriam estar em ambientes propícios a “estragar a dieta”?
Stress e ansiedade. Apenas quem já fez uma dieta intensiva sabe: a dieta torna-se uma obsessão, sugando as nossas energias (que poderiam e deveriam estar concentradas noutros objetivos) e, sobretudo, deita-nos abaixo quando cedemos a algum desejo, deixando-nos frustradas e a pensar mal de nós mesmas só porque não aguentamos e comemos uma bolacha.

Uma dieta equilibrada

Quer sejamos mais ou menos a favor das dietas, todos somos unânimes que uma alimentação saudável é o melhor para o organismo e a maneira mais equilibrada de comer. Assim, a minha recomendação é que não se caia na tentação de fazer dietas loucas para perder uns quilos de forma super-sónica, mas que se adote uma alimentação equilibrada ao longo de todo o ano (e uma alimentação equilibrada inclui umas asneiras de vez em quando!!!).
  • Ao adotar uma alimentação equilibrada é mais fácil de gerir e partilhar com quem mora connosco.
  • O stress e ansiedade diminui drasticamente pois não estamos constantemente a pensar em comida ou se o lugar onde vamos tem “sopa sem batata”
  • Podemos comer o que nos apetecer (e matar aquela vontade de um miminho – entenda-se, um chocolate – de vez em quando) desde que em doses moderadas
pro_cleanse_goop
Um truque para conseguir uma alimentação saudável em casa: fazer uma lista de supermercado com todos os ingredientes que são precisos para cozinhar todos os pratos previamente planeados para uma semana e não comprar nada além disso. Ao ter alimentos mais calóricos em casa, há sempre a tentação de os comer! Isto não quer dizer que não possamos ter um queijo fresco ou uma barra de chocolate negro! Mas podemos muito bem evitar comprar 3 latas de leite condensado 😉

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes